Ipo e Você

Distúrbios do sono: pacientes ganham qualidade de vida com Cirurgia Ortognática

V3 Assessoria de Imprensa

Mais da metade dos brasileiros relatam sentir dificuldades para dormir, segundo dados do Instituto do Sono, apresentados em 2021. 68,8% dos participantes do estudo afirmaram não conseguir descansar de forma satisfatória, enquanto 59,4% disseram acordar ao menos duas vezes por noite.

As causas, que precisam ser sempre investigadas por um especialista, são as mais diversas, de estresse a um ambiente insatisfatório para o sono (quarto muito claro e barulhento, por exemplo), passando pelo encaixe ruim dos dentes por conta de alterações de crescimento dos maxilares. Nesse último caso, o ajuste mais adequado da maxila (maxilar superior) e mandíbula (maxilar inferior), possível por meio da cirurgia ortognática, que remodela esses ossos da face, pode ser a solução.

“Os ossos são reposicionados seguindo parâmetros bem definidos para melhorar a estética da face e o encaixe dos dentes, promovendo a adequação da via aérea para melhora do ronco e do sono”, explica o otorrinolaringologista Gabriel Zorron Cavalcanti, cirurgião cranio-maxilo-facial do Hospital IPO. 

Outros benefícios da cirurgia ortognática são a melhora na fala, na mastigação e na articulação temporomandibular, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, fatores que impactam também a autoestima e confiança dos pacientes.

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de exames, análises e estudos junto ao ortodontista e cirurgião crâniomaxilo-facial.Nessa fase, é preciso tirar as medidas do rosto e realizar exames como radiografia e tomografia computadorizada da face e escaneamento digital das arcadas e do rosto.

Todos os resultados são avaliados por um software para análise dentofacial e esquelética, o que garante maior exatidão no processo. Os recortes ósseos são posicionados virtualmente e permitem ao cirurgião checar as mudanças em tempo real, com guias confeccionadas em resina autoclavável por uma impressora 3D de alta precisão. A fixação das placas e parafusos de titânio biocompatíveis com os ossos da face também conta com enxertos substitutos ósseos, posicionados nos espaços criados para diminuir o tempo de cicatrização.

“A equipe do Hospital IPO é habilitada para a realização da chamada ‘cirurgia ortognática minimamente invasiva’. Além de precisos, os procedimentos menos agressivos permitem que o paciente tenha alta em menos de 24 horas”, comenta Cavalcanti.

O cirurgião ainda recomenda que as orientações pósoperatórias, como utilização dos elásticos ortodônticos, devem ser seguidas com rigor para garantir os melhores resultados.

Fonte: Paraná Shop


IPO Cast