Ipo Nep News

Encerramento Programa Fellowship 2023

Encerramento do Programa Fellowship 2023

Hospital IPO

V3 Assesoria de Imprensa

Hospital IPO celebra 25 anos do Programa Fellowship

Programa de especialização já contou com participação de profissionais de 21 estados brasileiros e de países como Peru, Chile, México, Bolívia, Itália e Portugal

A finalização do programa Fellowship de 2023 foi comemorada com a apresentação das pesquisas realizadas pelos médicos durante o ano e a tradicional premiação dos três trabalhos de maior destaque e envergadura segundo a banca julgadora. A cerimônia de encerramento do programa foi realizada na última semana, no Hotel Rayon, em Curitiba.

O programa é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP), do Hospital IPO, e esse ano tiveram nove médicos participantes que apresentaram suas pesquisas científicas de conclusão da 25ª edição.

A médica Marcela Souza Boldt conquistou a primeira colocação com a pesquisa: Apneia Obstrutiva do Sono REM dependente: prevalência, comorbidades associadas e características polissonográficas. “Ganhar o 1º lugar com um trabalho de uma amostra inicial de 1.800 pacientes é muito gratificante, me dediquei muito e me sinto reconhecida. A importância do Fellowship é poder unir ciência e prática clínica, pois buscamos alcançar resultados alinhados a ter uma aplicabilidade depois, e durante o Fellow nós conseguimos ver o que é necessário para suprir essa demanda”, disse Boldt.

O segundo lugar ficou com a Doutora Juliana Guedes Amorim, com a pesquisa: Análise comparativa da percepção olfativa e gustatória de diferentes etiologias em diferentes faixas etárias. Já o terceiro lugar ficou com o Doutor Rafael Augusto Costa, com a pesquisa: Uso de probióticos na rinite alérgica: um estudo piloto.

O programa

O programa proporciona a esses profissionais, que já concluíram o período de residência, uma imersão com duração de um ano nas diversas subespecialidades da otorrinolaringologia. “O Fellowship oferece a possibilidade de uma transição do jovem médico para uma clínica pessoa/particular dentro de uma área específica, além disso o NEP da todo o suporte para que esses trabalhos possam ter a chance de ser publicados em revistas conceituadas da área”, explica o Diretor Clínico do Hospital, Doutor Odin Ferreira do Amaral Neto.

Durante os 25 anos de programa Fellowship, já contou com participação de profissionais de 21 estados brasileiros e de países como Peru, Chile, México, Bolívia, Itália e Portugal. O Diretor Técnico da instituição e um dos criadores do programa, Doutor Evaldo Macedo, contou que o desenvolvimento e o crescimento do fellowship se deve a experiência internacional em serviço da América do Norte, da Europa e do Japão. “Foi a partir dessa relação que constituímos o NEP e o programa, e ver ao longo desses anos diversos médicos concluindo esse passo tão importante só engrandece a nossa instituição”, conclui Macedo.

Fonte: https://diarioparanaense.com/?p=1953