Ipo Nep News

Encerramento do Programa Fellowship 2019

Comunicação IPO

Foi realizado no último dia 06, o Encerramento do Programa Fellowship do Hospital IPO 2019, com as apresentações dos trabalhos científicos das seguintes doutoras que participaram do Programa: Dra. Gislaine Patricia Coelho, Dra. Flaviane Mikaelle dos Santos Silveira, Dra. Mariana Manzoni Seerig, Dra. Giovana Spirele Peruchi, Dra. Cintia Vanette, Dra. Jéssyca Porto Santana, Dra. Monik Souza Lins Queiroz, Dra. Paula Bhering de Oliveira, Dra. Caroline Feliz Fonseca Sepeda da Silva e Dra. Kamila Satomi Haida.

O objetivo do Programa é o aperfeiçoamento teórico – prático das técnicas de cirurgias otorrinolaringológicas, e da face, plásticas e reparadoras.

Os Doutores Evaldo Macedo Coordenador do NEP (Núcleo de Ensino e Pesquisa do IPO), e João Luiz Garcia de Faria Diretor Geral do Hospital IPO juntamente com o Coordenador de Pesquisa Prof. Johann Hurtado presidiram a cerimônia de apresentação dos trabalhos científicos.

Os trabalhos foram apresentados no Anfiteatro do Hospital IPO; No entando, premiação deste ano merece um destaque especial, visto que foi aumentado a quantidade de premiações para 5º colocações, devido ao excelente trabalho desenvolvido pelas fellows neste ano de 2019. Os cinco trabalhos premiados ficaram na seguinte ordem:

1º Lugar -  Dra. Monik Souza Lins Queiroz sob orientação do Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos, com o tema: “Análise Histológica do Tubérculo Nasal de Zuckerkandl com a Mucosa do Septo Nasal Posterior”.

2º Lugar – Dra. Flaviane Mikaelle dos Santos Silveira sob orientação do Dr. Alexandre Camilotti Gasperin, com o tema: “Estudo das Emissões Otoacústicas como adjuvante no Diagnóstico da Hidropsia Endolinfática”. 

3º Lugar – Dra. Caroline Feliz Fonseca Sepeda da Silva, sob orientação do Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos, com o tema: “Avalicação da lavagem Nasal com Xilitol no Pós-Operatório de Cirurgias Endoscópicas dos Seios Paranasais”.

O 4º Lugar ficou com o empate entre duas médicas – Dra. Giovana Spirele Peruchi sob orientação do Dr. Rogério Ramerschmidt, com o tema: “Comparação entre Estapedotomia Microscópica e Endoscópica”. E a Dra. Mariana Manzoni Seerig sob orientação do Dr. Luciano Campelo Prestes, com o tema: “Tratamento da Infecções de Vias Aéreas Superiores na Emergência de um Hospital de Otorrinolaringologia: Estudo Retrospectivo”.

Prestigiaram o evento o corpo clínico do Hospital, médicos de outras Instituições e cerca de 170 convidados, entre eles familiares dos médicos que realizaram o Programa Fellowship 2019, além também dos mais de 40 telespectadores que assistiram ao vivo a transmissão do Evento.

Após o encerramento, todos os presentes apreciaram um coquetel de confraternização servido com todo o requinte oferecido pelo Hospital IPO.