Ipo e Você

No Dia do Médico, Câmara homenageia 40 profissionais

V3 Assessoria de Imprensa

Para Alexandre Leprevost, autor da homenagem, médicos devem se pautar pelo comprometimento, coragem, ética e amor à profissão. A Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene nesta terça-feira (18) para comemorar o Dia do Médico. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, nessa terça-feira (18), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (PROS), atual presidente do Legislativo Municipal. Ele esclareceu que esse evento ocorreu de forma híbrida (presencial e online) no ano de 2021, em função das limitações decorrente do combate à pandemia da covid-19. “A maioria dos senhores e senhoras hoje presentes foram protagonistas para que a cerimônia pudesse ser realizada de modo totalmente presencial”, disse Kuzma.

Kuzma foi o autor do projeto de lei que instituiu o dia 1º de março como um momento de gratidão e reconhecimento aos profissionais da área de saúde que estiveram na linha de frente do combate à covid-19. A iniciativa da homenagem ao Dia do Médico (061.00035.2022) foi do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente da Casa. Além de Kuzma e Leprevost, compuseram a mesa: Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia, representando a senhora Beatriz Nadas, secretária municipal de saúde; Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP); doutora Dolores Bustelo, médica radiologista; doutor Miguel Carlos Riella, médico nefrologista. Tico Kuzma também mencionou a presença de Roberto Hinça, ex-vereador em Curitiba por duas legislaturas

Saudação oficial

Alexandre Leprevost iniciou sua saudação declarando ser uma imensa alegria poder realizar a cerimônia em honra aos médicos, por ocasião da passagem da data comemorativa da profissão. O vereador lembrou que, no ano passado, a Câmara promoveu sua primeira sessão solene presencial pós-pandemia justamente para comemorar o Dia do Médico: “Naquela ocasião, ainda tínhamos muito receio sobre como cumprimentar as pessoas e até mesmo se seria o caso de usar a máscara ao ocupar a tribuna. Mas a sessão se realizou e foi marcada por muita emoção, pois relembramos dos desafios da luta diária contra a covid-19”.

Para Leprevost, como seria dolorido retomar essas lembranças, seu desejo era que a cerimônia realizada este ano fosse marcada pela palavra gratidão. “Gratidão aos médicos e a todos os profissionais de saúde que trabalharam e seguem trabalhando com dedicação”, afirmou o vereador. Ele também disse ter se surpreendido positivamente com a notícia de que, no dia anterior, Curitiba não tinha nenhum paciente internado com covid, nem em UTIs nem em enfermarias, o que contrastava com a situação registrada em junho do ano passado, no auge da pandemia, quando 448 leitos de UTI estavam ocupados e parecia não haver esperança. “Mas a gente não desiste, a gente acredita e tem esperança”, declarou Leprevost. Para ele, a ciência refletiu o comprometimento de todos os profissionais de saúde e todos puderam constatar a luta contra o tempo para pesquisar e produzir uma vacina, com o objetivo de manter baixo o número de casos ativos, evitar óbitos e salvar vidas.

“Aprendemos muito. Estamos mais consciente e mais atentos. A luta que devemos manter de forma diária é a da continuidade dos cuidados médicos, do acompanhamento. Trata-se de uma luta que não é só dos médicos, mas de todos”, reforçou o parlamentar. Leprevost ainda lembrou que todos os vereadores têm direito a destinar recursos por meio de emendas parlamentares a entidades que promovam ações em prol da coletividade. Ele ressaltou que encaminhou a maior parte dos valores sob sua administração ao campo da saúde: “Tive a honra de liderar uma emenda coletiva que destinou recursos ao hospital Erasto Gaertner, ao Erastinho, e agradeço publicamente a todos os vereadores que participaram.”

 Ele também anunciou que ainda no mês de outubro irá apresentar um projeto de lei para promover a conscientização sobre o diabetes em escolas das redes pública e privada. De acordo com Leprevost, o projeto foi elaborado em parceria com especialistas da área, entre eles a doutora Luciana Muniz Pechmann. “Acredito no poder da educação e sei que os senhores ora homenageados escolheram uma profissão que prioriza a vida, a saúde e o bem-estar da população. Cada área possui suas características próprias, mas o exercício sempre deve se pautar pela coragem, ética, comprometimento e amor à profissão”, disse Leprevost, que concluiu exaltando os profissionais que deram a própria vida no combate à pandemia e deixou sua homenagem a todos que, como ele, perderam familiares e amigos.

Agradecimento Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, manifestou-se em nome da secretária Beatriz Nadas. Para ele, a medicina mescla valores técnicos e humanos: “Cabe ao médico entender as necessidades do paciente”. Ele agradeceu em nome da secretaria a integração dos profissionais tanto da rede pública quanto da rede privada em torno da luta contra a covid-19.

Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da Associação Médica do Paraná, agradeceu à Câmara pela homenagem: “São profissionais que acolhem, tratam e cuidam das pessoas. tanto em relação aos seus problemas físicos quanto, em alguns casos, às suas necessidades emocionais”. Ele lembrou que esteve na Santa Casa de Misericórdia, local que, em homenagem ao Dia do Médico, foi inaugurada uma exposição de fotos da doutora Maria Falce de Macedo, primeira médica formada no Paraná, no ano de 1919: “Numa época em que a sociedade era totalmente dominada pelos homens, ela certamente enfrentou dificuldades e empecilhos, mas seguiu em frente, abrindo caminho para que qualquer mulher hoje consiga graduar-se e atuar profissionalmente como médica.”

Dolores Bustelo, médica radiologista, agradeceu em nome de todos os profissionais homenageados. Para ela, a sessão solene demonstrou o respeito aos profissionais da medicina e aos pacientes. “Entre os homenageados, encontramos muitas especializações diferentes, mas todas têm um ponto em comum: o paciente, seja ele adulto ou pediátrico”, disse a médica. Ela também ressaltou a boa convivência entre o poder público e as entidades representativas de cada especialidade, como a Associação Médica do Paraná. Para ela, a prioridade atual é colocar em dia os calendários vacinais de adultos e crianças, as consultas, os exames e os diagnósticos de rotina. Ela ressaltou a importância dos pediatras, em especial no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também do Outubro Rosa. “Como radiologista, ressalto a relevância da mamografia, para que esse exame esteja disponível a todas as mulheres”, disse Bustelo.

Data Cristã

Também se manifestou o doutor Miguel Carlos Riella, que destacou, de início, a variedade das especializações exercidas pelos médicos homenageados pela Câmara. Riella lembrou que o Dia do Médico (18 de outubro) é uma data cristã e se refere a São Lucas, médico nascido no século I depois de Cristo: “Há controvérsias sobre se a data diz respeito ao nascimento ou à morte do santo, mas, de qualquer forma, nessa mesma data, em 1463, tiveram início as atividades da Universidade de Pádua.”

De acordo com Riella, nem todos os países comemoram o Dia do Médico nesta data. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia do Médico é comemorado em 30 de março, data que lembra a realização, em 1842, da primeira anestesia geral. No Canadá, a data se comemora em 1º de março, data que em que nasceu a doutora Emily Stowe, a primeira mulher médica daquele país. Então, cada país segue uma tradição diferenciada no que diz respeito ao Dia do Médico”. “No Brasil”, salientou Riella, “a data de 18 de outubro faz referência ao doutor Eurico Branco Ribeiro, paranaense de Guarapuava e que se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo”.

Riella destacou que quando ainda não havia vacina para a covid-19 e ainda não se sabia quais seriam os procedimentos adequados para tratar os pacientes acometidos da doença, os profissionais se expuseram e muitos perderam a vida: “Muito se discutiu sobre a validade de determinadas medicações no combate à pandemia, mas vale lembrar os ensinamentos de Hipócrates, o ‘pai da medicina’, homem que separou a medicina da magia e das crenças, fundando os alicerces da medicina racional e científica. Além disso, Hipócrates também deu um sentido de dignidade à profissão médica, estabelecendo as normas éticas que devem nortear as condutas dos profissionais, tanto no exercício profissional, quanto fora dele.”

Homenageados

Ademir Antonio Schuroff, ortopedista e traumatologista, mestre em cirurgia, membro sócio da Sociedade Brasileira de Quadril, chefe do serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital Universitário Cajuru e diretor do Hospital Marcelino Champagnat; Alexandra Castro Goetze, dermatologista e cirurgiã dermatológica, preceptora de cirurgia e cosmiatria do Hospital Evangélico Mackenzie; André Vianna, endocrinologista, doutor em Ciências da Saúde pela PUC-PR, pesquisador e diretor do Centro de Diabetes de Curitiba, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e membro titulado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Andressa Miguel Leitão, especialista em medicina interna e em endocrinologia e metabologia pela UFPR, mestre em Ensino nas Ciências da Saúde, professora do curso de medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, médica pesquisadora e diretora clínica do Centro de Diabetes Curitiba; Ângela Regina Nazário, especialista em endocrinologia e metabologia, mestrada em Medicina Interna pela UFPR, professora de endocrinologia e metabologia da FEMPAR, professora de clínica médica da Universidade Positivo e presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes do Paraná; Antônio Pazzini, cardiologista, coordenador médico do setor de urgência e emergência e subinvestigador no Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Angelina Caron; Arthur Schmitt, oftalmologista com mestrado e doutorado pela UFPR, com especialização no Instituto de Olhos da Universidade de Miami; Camila Hartmann, especialista em clínica médica e cardiologia, mestre e doutora em Ciências da Saúde, professora da Escola de Medicina da PUC-PR e médica de qualidade e cardiologista dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru; Carlos Augusto Moreira Neto, oftalmologista especialista em retina e catarata, doutor em oftalmologia, fellowship em retina e mestre em cirurgia, coordenador da residência em oftalmologia do Hospital de Olhos do Paraná, diretor do Instituto Professor Moreira e professor de oftalmologia da Universidade Positivo; Cezar Henrique Gomes Feitosa, médico na Divisão de Saúde Ocupacional da Câmara Municipal de Curitiba e médico da rede Unimed; Diego Sherlon Pizzamiglio, com especialização pela UNESP, médico otorrinolaringologista e fellowship do Hospital IPO; Dirceu Seiler Barbosa Neto, radiologista, especialista em imagem cardiovascular, diretor do serviço de imagem cardiovascular dos hospitais Nossa Senhora das Graças, Angelina Caron e Hospital do Exército, presidente da telerradiologia, fellowship de imagem cardiovascular no Hospital Geral da Universidade de Harvard, com livro sobre o tema publicado nos Estados Unidos; Dolores Bustelo, radiologista da Clínica CETAC, presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná, membro honorário da Sociedade Americana de Radiologia Pediátrica, coordenadora da radiologia pediátrica do Colégio Brasileiro de Radiologia e membro da Comissão Científica da Sociedade Paranaense de Pediatria; Eduardo Leal Adam, cardiologista pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo e coordenador da residência médica de cardiologia do Hospital de Clínicas da UFPR; Emerson Cestari Marino, endocrinologista do Hospital Nossa Senhora das Graças e do Centro de Diabetes Curitiba, integra as diretorias regionais, departamentos e comissões nacionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Brasileira de Diabetes; Flora Watanabe, pediatra e oncologista pediatra, especialista pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, coordenador da equipe de oncologia e presidente do Comitê de Bioética, clínica do Hospital Pequeno Príncipe, membro do Comitê Científico da Associação Paranaense de Apoio à Criança com neoplasia, participante de protocolos nacionais e internacionais de tratamento de neoplasias pediátricas, representada por Rodrigo Bonfim, coordenador de relações institucionais do Hospital Pequeno Príncipe; Gilson Antonio Yared, cardiologista do Hospital INC, fundador e diretor da Clínica FISICOR; Gustavo Franklin, neurologista pelo Hospital de Clínicas da UFPR, membro titular da Academia Brasileira de neurologia, doutor em medicina Interna e Ciências da Saúde, pós-graduado em dor e professor da Escola de medicina da PUC-PR; Jeferson Puppi Wanderley, mestre em pediatria, pós-graduado em saúde pública e especialista em neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria, especialista em medicina intensiva pediátrica e médico pediatra da UTI neonatal da Maternidade Curitiba; José Luiz Takaki, cirurgião geral e cirurgião plástico e de microcirurgia, especialista e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro titular da Sociedade Brasileira e da Sociedade Internacional de Queimaduras; Jurandir Marcondes Ribas Filho, presidente da Academia Paranaense de Medicina e vice-presidente da Associação Médica Brasileira, professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e diretor de pós-graduação do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Leo Francisco Leone Junior, formado em ginecologia, especialista em mastologia pelo Instituto Nacional do Tumor em Milão e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia; Leonardo Mugnol, ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do pé e tornozelo pela UFPR, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro titular da Associação de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, integrante do Corpo Clínico do Serviço de Ortopedia do Hospital Marcelino Champagnat, Ortopedia Sete, Orthofit e Eco Ortopedia; Luciana Muniz Pechmann, endocrinologista pesquisadora e diretora clínica do Centro de Diabetes de Curitiba, mestre e doutoranda em medicina Interna pela UFPR; Luiz Otávio Maddalozzo, médico neurocirurgião com 12 anos de especialização na Alemanha, especialista em neurocirurgia cerebral, da coluna e pediátrica na Clínica Madalozzo de Neurocirurgia; Manoel Augusto Ribas Cavalcanti, cirurgião plástico, membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina, diretor médico da Clínica de Cirurgia Plástica Cavalcanti, membro de diversas sociedades internacionais; Maurício Sallum, ortopedista e traumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Mauro Yukio Tamessawa, infectologista com mestrado em Medicina Interna pela UFPR, professor de Clínica Médica e Infectologia da Universidade Positivo; Miguel Carlos Riella, doutor em nefrologia e fundador e presidente da Fundação Pró-Renal Brasil, membro titular das Academias Paranaense e Medicina e Nacional de Medicina, autor de diversos livros, com destaque para “Princípios de nefrologia”, utilizado há 42 anos nas escolas de medicina do Brasil; Murilo Santos, ortopedista e traumatologista, especialista em ortopedia e traumatologia pela Associação Médica Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Ortopédica (Isakos); Paula Virginia Michelon Toledo, infectologista especializada pela Sociedade Brasileira de Infectologia, mestre e doutora em Medicina Interna, atua em clínicas públicas e privadas para tratamento de HIV no estado do Paraná, professora de infectologia da PUC-PR, preceptora da residência em infectologia do Hospital Nossa Senhora das Graças; Pedro André Kowacs, neurologista, pós-graduado em medicina interna, médico pela Fundação Faculdade Federal de Medicina de Porto Alegre, membro da Academia Brasileira de Neurologia e fellowship da Academia Americana de neurologia, neurologista no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, onde coordena os setores de cefaleia e dor e também residência médica em dor, epileptologista, eletroencefalografista sênior e chefe do serviço de neurologia do Instituto de Neurologia de Curitiba; Ricardo Takashima, oftalmologista graduado pela Universidade Positivo; Romão Youssef, especializado em cirurgia plástica em Barcelona, com especialização em cirurgia plástica facial em Paris, CEO do Grupo RY de Cirurgia Plástica; Rubens Celso Miecznikowski, cirurgião plástico e oncológico, possui 20 anos de experiência em grandes hospitais de São Paulo, como Einstein, São Luiz, Nove de Julho, Sírio-Libanês, Instituto do Câncer e Hospital Defeitos da Face; Rui Bocchino Macedo, médico do trabalho e clínico geral, médico da UFPR, trabalha no Paraná Clínicas, Hospital São Lucas e na empresa Stellantis Fiat, professor de medicina do trabalho da UTFPR, PUC-PR e UNIPAR; Sabrina Leticia Zeglin Nicolau Cavalli, oftalmologista, especialista em catarata e doenças da córnea, professora de cirurgias no Hospital de Olhos do Paraná, realiza atendimentos e cirurgias de catarata pelo SUS há dez anos; Tsukiyo Kamoi, pediatra, alergista e imunologista, mestre em pediatria, vicepresidente da Sociedade Paranaense de Pediatria; Vanessa Watanabe Liberalesso, mestre em ciências da saúde, especialista em neonatologia, nutrologia e terapia nutricional parenteral e enteral, presidente do Departamento Científico de Suporte Nutricional da Sociedade Paranaense de Pediatria; e Victor Miecznikowski, formado pela Unioeste, cirurgião plástico e “fellowship” em rinoplastia.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

IPO Cast