Ipo e Você

Timpanoplastia

A timpanoplastia é a cirurgia indicada para tratamento da perfuração da membrana do tímpano, pode ser sequela de traumas ou de infecções do ouvido médio. O paciente com perfuração do tímpano apresenta algum grau de perda auditiva e secreção no ouvido quando molha ou fica resfriado.

A cirurgia é realizado com a colocação de um enxerto para reconstruir a membrana timpânica. Pode haver dano complementar também aos ossículos do ouvido (martelo, bigorna e estribo). Assim, além de reconstruir o tímpano, também precisa reconstruir da melhor maneira possível a cadeia ossicular.

Novidades
Nos últimos anos temos utilizado o endoscópio – além do microscópio – o que nos fornece uma visão ampliada das estruturas envolvidas na cirurgia. Com o uso do endoscópio realizamos a cirurgia através do canal do ouvido e praticamente abandonamos a necessidade de um corte atrás da orelha.

Pós-operatório
Na grande maioria dos casos, os pacientes submetidos a timpanoplastia permanecem de 6-12 horas no hospital, sem necessidade de dormir. O pós operatório costuma ser indolor ou com dor de fraca intensidade. Devido ao curativo do ouvido, o paciente pode ter o ouvido entupido, ou com sensação de líquido. Indicamos repouso relativo em casa por cerca de  5 a 7 dias, enquanto cicatriza. Duas semanas sem esforço físico intenso e 3 meses sem molhar o ouvido.

Resultados
O fechamento da perfuração timpânica e uma eventual reconstituição da cadeia ossicular, costuma se refletir numa melhora da audição. O exame de audiometria é realizado 3 meses após a cirurgia.

DR RODRIGO KOPP REZENDE - CRM: 24972 / RQE 1517

IPO Cast