Laringomalácea
Alguns bebês na inspiração podem apresentar chiado ou ¨ronquinho¨, que aparece nas mamadas, quando se agitam ou quando choram. Este ¨ronquinho¨ ou chiado chamamos de estridor. Este barulho é decorrente de uma imaturidade da cartilagem da laringe, que a deixa mais amolecida, causando dificuldade na passagem de ar. Na grande maioria dos casos a melhora é espontânea até os dois anos de idade. O diagnóstico é confirmado através da videolaringoscopia.
Estas crianças devem ser acompanhadas pelo otorrinolaringologista infantil frequentemente.
Nos casos mais graves quando a criança não ganha peso e as dificuldades respiratórias são graves a cirurgia de supraglotoplastia está indicada.
-Nódulos ou pólipos de cordas vocais (calos de cordas vocais)
Quando a criança usa exageradamente a voz, surgem os nódulos de cordas vocais. Estes são decorrentes do atrito mecânico excessivo das cordas vocais. E como devemos cuidar da voz das nossas crianças?
Não abusar do tom de voz, tomar água frequentemente.
Alterações nos hábitos de vida e stress emocional também causam contraturas nas cordas vocais, por consequência rouquidão.
Nos casos onde as crianças permanecem roucas por mais de 10 a15 dias, ou apresentam episódios de rouquidão frequentes o especialista deve ser consultado.
Dra. Luciana Gabardo Stahlke - CRM: 16319 / RQE 10888