Ipo e Você

Sinusite na Infância

São infecções que ocorrem nos seios da face ou nos canais que formarão os seios da face, dependendo da idade da criança. Por esta razão, na criança denominamos esta patologia de rinossinusite. Quando as secreções obstruem estes espaços, se acumulam e há falta de ventilação surgem o crescimento de microrganismos que causam as rinossinusites.

Os principais sintomas são febre, secreção espessa amarelada e ou esverdeada por mais de 7 dias (sem melhora com lavagem nasal), obstrução nasal, pigarro, tosse que piora a noite. Mal hálito e dor de cabeça aparecem em alguns casos.

As sinusites podem agudas ou crônicas.

-As rinossinusites agudas podem ser decorrentes de gripes, resfriados ou quadros de rinite alérgica. Nas crianças com hipertrofia de adenóides as rinossinusites podem ser frequentes. As secreções se acumulam na rinofaringe, não tem por onde drenar, favorecendo o crescimento de bactérias que por consequência desencadeiam a infecção. Desvios de septo nasal e rinites com hipertrofia de cornetos também podem facilitar a rinossinusite.

O tratamento é feito através da lavagem nasal, hidratação e antibióticos prescritos pelo médico.

-Nas rinossinusite crônica a criança apresenta tosse dia e noite, pigarro e obstrução nasal por mais de 3 meses. Muitas vezes as crises de bronquites podem ter ligação com uma rinossinusite crônica. A secreção goteja para vias aéreas inferiores estimulando a hiperreatividade e o processo de bronquite.

Em situações onde a criança apresenta recorrência da infecção, deve-se investigar se há presença de biofilmes nas adenóides. Os biofilmes são colônias de bactérias que vivem nas adenóides e possuem mecanismos de defesa para resistir aos antibióticos.

 A cirurgia de adenóides está indicada quando o paciente apresenta mais de três episódios de rinossinusite em seis meses, quatro episódios em um ano ou para crianças com rinossinusite crônica que não respondem ao tratamento clínico. Em alguns casos a cirurgia do septo nasal e dos cornetos pode ajudar no tratamento da sinusite.

Quais são os sinais de complicações das sinusites?

Dor de cabeça intensa, edema de face, irritação nos olhos, sonolência e prostração. Nestes casos sempre procurar atendimento médico de emergência.

IPO Cast