Ipo e Você

Cuidados na Infância

Comunicação IPO

A função do nariz é aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos, protegendo as vias aéreas e os pulmões. Nas crianças o nariz é bem mais estreito do que nos adultos, por isso que a exposição ao frio, fumaça, poluição, agentes alergenos (que desencadeiam a alergia) trazem muito desconforto. Muitos bebês não sabem respirar pela boca quando nascem, por isso ficam extremamente irritados quando a nariz fica trancado, prejudicando o sono e as mamadas. Para uma criança dormir, se alimentar e crescer bem deve respirar pelo nariz. A respiração bucal além de afetar a qualidade do sono, afeta o crescimento dos dentes, da maxila, da mandíbula e o crescimento da face.

-Como se limpa o nariz das crianças:
Uma limpeza adequada ajuda e prevenir doenças. Nas crianças menores e lactentes deve-se fazer a higiene nasal com soro, e usar com cuidado a haste de algodão para retirar as secreções mais espessas da parte mais externa do nariz.

Em crianças maiores deve-se assoar o nariz de forma leve. Em casos de obstrução nasal, não se deve assoar o nariz com força, pois secreções podem ir para o ouvido e para os seios da face, ocasionando otites e sinusites.

A lavagem nasal é realizada com soro fisiológico, em temperatura corporal, com conta-gotas, seringas ou spray nasal. O frasco de soro fisiológico deve ser armazenado em geladeira, tampado e descartado a cada 7 dias. Cada pessoa da família deve ter seu spray, seringa ou conta-gotas individual.

IPO Cast