IPO e Você
Carregando
#

Adenóides

2018-06-19 08:00:00,

Também chamada de (carne esponjosa), faz parte do sistema imunológico das vias aéreas. Elas crescem nos primeiros anos de vida e podem diminuir na adolescência, localizam-se na parte posterior do nariz, chamada de nasofaringe. Somente é visualizada através da nasofibroscopia, ou do exame radiológico chamado rx de cavum. Estes exames avaliam o grau de obstrução nasal e suas repercussões clínicas.

A adenoidite é a infecção das adenóides. Cursa com febre, obstrução nasal e secreção nasal espessa e abundante. Seu tratamento é clínico, lavagens com soro  e antibióticos são  necessários.

As adenóides podem crescer em demasia, devido à infecções recorrentes ou alergias respiratórias. Apresentam sintomas como: obstrução nasal, respiração bucal, roncos, dificuldades para dormir, apnéia noturna e até enurese (urinar na cama). A hipertrofia de adenóides pode acarretar alterações de arcada dentária e alterações do crescimento facial. Distúrbios de aprendizado, já que afeta a qualidade do sono e a criança não consegue assimilar o aprendizado. Nestes casos a cirurgia está indicada para melhorar a qualidade de vida da criança. A remoção das adenóides não afeta a imunidade da criança.

Dra. Luciana Gabardo Stahlke - CRM: 16319 / RQE 10888