Laringe
Nas crianças pequenas a laringe é muito estreita, por ser um órgão cilíndrico, em casos de infecção o ar passa com dificuldade trazendo sintomas com chio ou estridor, rouquidão e tosse. Muitas vezes esta tosse é rouca ou metálica, caracterizando a laringite. Pode acompanhar quadros de gripes e resfriados ou quadros alérgicos.
Na laringite estridulosa as crises são comuns a noite. A criança vai dormir bem, e durante a madrugada apresenta tosse metálica ou de cachorro e dificuldades para respirar. A laringite estridulosa também pode ser causada por vírus, alergias e refluxo gastroesofágico. Nos quadros em que a inalação com soro gelado não responde, um serviço de emergência deve ser procurado.
- A epiglotite é uma infecção da epiglote, estrutura que protege a laringe dos alimentos. Caracteriza-se por dificuldade intensa em respirar, a criança não consegue deglutir e baba muito. A febre é alta e a criança deve ser leveda a um serviço de emergência rapidamente.
- Como prevenir laringites:
Controlar doenças como alergias, rinites, sinusites refluxo gastroesofágico e faringites reduzem muito os episódios de rouquidão, tosse e laringites.
Evitar que crianças fiquem expostas a poluição, a fumaça de cigarros e altas variações de temperatura.
Filhos de pais fumantes tem maior predisposição a laringites e problemas respiratórios.
Dra. Luciana Gabardo Stahlke – CRM: 16319 / RQE: 10888