Ipo Informa

Hospital IPO celebra conclusão da 24ª edição do fellowship da instituição

Além do tradicional programa para otorrinolaringologistas, neste ano houve a primeira formação para médicos oftalmologistas no hospital

V3 Assessoria de Imprensa

Na última semana, o Hospital IPO, referência em otorrinolaringologia, realizou a cerimônia de graduação da turma de 2022 do tradicional programa de fellowship da instituição. O curso teve sua primeira edição em 1998 e é uma complementação especializada para médicos otorrinolaringologistas, em formato pós-residência. A iniciativa tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento teórico e prático das técnicas de cirurgias otorrinolaringológicas e da face, plásticas ou reparadoras, como rinoplastia, blefaroplastia, otoplastia, frontoplastia, entre outras. Houve uma premiação para os três melhores trabalhos.

O médico João Luiz Garcia de Faria, fundador e Diretor Técnico do IPO, pontua que o aprendizado e a produção de trabalhos científicos são de grande importância para a vida profissional. 

“O IPO preza muito pelo repertório acadêmico dos membros. Com a formação da equipe de fellow, colocamos especialistas qualificados no mercado, principalmente dentro do nosso próprio do hospital, onde muitos acabam se instalando. São pessoas com uma formação ‘top de linha’”, diz.

O fellow Ícaro de Almeida Toledo Pires recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Incentivo à Pesquisa Médico-Científica – Prof. Johann Gustavo Guillermo Melcherts Hurtado, nome em homenagem ao falecido coordenador de Pesquisa Médica do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital IPO.

O trabalho “Análises de versões fracionadas do teste de identificação de odores da Universidade da Pensilvânia” teve como proposta avaliar o fracionamento de um teste de olfato em versões reduzidas para verificar o quanto essas exposições concordavam com o teste completo. Desta forma, foi realizada a simplificação do teste para que este tenha um menor custo e para analisar de que forma concordava com a versão mais complexa e completa.

Neste ano, também houve o primeiro fellowship com especialidade oftalmológica. O médico oftalmologista Guilherme Sêneca Sicuto foi pioneiro no curso do Hospital IPO, com o trabalho “O perfil dos pacientes que realizam cirurgias de catarata no Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia – IPO, no ano de 2022”.

“O tema do trabalho foi escolhido pelo fato de a doença de catarata ser a que mais tratamos em cirurgias, consultas e exames. Foi incrível ser o primeiro fellow de oftalmologia do hospital. Acredito que a experiência foi muito positiva e repleta de novos conhecimentos”, conta Sicuto.

Para 2023, espera-se que sejam abertas mais duas vagas para o fellowship em oftalmologia, além do tradicional curso para otorrinolaringologistas.