Ipo Informa

Realidade aumentada chega aos livros de medicina

Comunicação IPO

IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologista e o Motion Designer – Mauro Castro, lançam livro de Otoplastia em realidade aumentada.

Trazer para o ambiente real situações antes não imagináveis. Poder acompanhar uma cirurgia de forma tridimensional já não é apenas situações de desenhos animados ou de um futuro. São situações bem presentes e reais. A realidade aumentada já está presente em diversos meios, inclusive na área médica.
 

Exemplo disso é o livro recém-lançado pelo IPO (Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia) de Curitiba em parceria com o Motion Designer – Mauro Castro, responsável pela tecnologia de realidade aumentada. A publicação intitulada “Otoplastia”, do médico Caio Soares é o primeiro título que receberá intervenções digitais.

“Será possível movimentar, rotacionar e interagir com o modelo tridimensional assim como obter informações de texto e áudio que explicam cada parte da orelha humana. No meio do livro será possível acessar gráficos e animações referentes ao procedimento cirúrgico e na conclusão do mesmo, será possível acessar um vídeo da cirurgia”, explica Mauro Castro, Motion Designer e responsável pela tecnologia do livro.

 

O livro “Otoplastia” já foi publicado na literatura tradicional em 2016 também pelo IPO. “Atualizá-lo de forma tecnológica, dando vida e destaque, é uma maneira de dinamizar conteúdos e torná-los mais atraentes. Isso facilita o aprendizado e seduz um maior número de profissionais e estudantes da área”, explica Caio Soares. “O livro é uma síntese de um denso estudo disposto em forma de passo a passo. Contem gráficos e ilustrações que serão potencializadas com elementos em 3D”, enaltece. Segundo o médico ainda, o leitor contemplará uma página impressa com uma ilustração de uma orelha e suas partes destacadas. Tanto em um smartphone ou tablet será possível acessar um modelo tridimensional da orelha e interagir, entendendo melhor conceitos e aplicações, além de poder assistir a duas cirurgias realizadas, acompanhando todo o processo cirúrgico”, finaliza Caio.

 

Para o médico João Luiz Garcia de Faria, diretor do Hospital IPO investir na realidade virtual aumentada é poder adaptar o ensino a tecnologia, uma vez que a instituição além de ser referência na área de otorrinolaringologia, é referência também na área acadêmica e cultural. “O corpo clínico do IPO tem uma grande responsabilidade sobre o ensino. Abrir uma nova visão acadêmica, e adaptar os alunos a tecnologia é dar qualidade de ensino trazendo a prática e a realidade nas mãos do docente”, avalia. “Muito mais do que investir em realidade aumentada o IPO almeja construir, num curto espaço de tempo, uma biblioteca completa na área de otorrinolaringologia toda em realidade aumentada, voltada única e exclusivamente ao ensino de nossos alunos e futuros médicos”, salienta.

 

Segundo Mauro Castro, Já há algum tempo os exames de imagem revolucionaram a medicina. “Hoje, a realidade aumentada vem agregar, principalmente no que ser refere a portabilidade, onde o médico pode acessar os vídeos e conteúdo de seu smartphone ou tablet em qualquer lugar, diferente do QR Code que te envia para um outro sitio, a realidade aumentada permite que o conteúdo seja visualizado dentro do contexto do livro físico”, enfatiza. Para o designer, as tecnologias estão todas à disposição e prontas para que sejam utilizadas com criatividade, e para melhorar a relação das pessoas com os conteúdos disponíveis. “É com esse intuito que iniciamos o projeto junto ao IPO. Num primeiro momento em realidade aumentada, e posteriormente será implantando novas tecnologias que já estão sendo estudadas, como a realidade virtual e mista”, finaliza.

Castro já tem uma longa história com a Realidade aumentada, já tendo realizado outras intervenções digitais em publicações científicas e participado de eventos relevantes como o Hospitalar 2018 e São Paulo.

 

O livro “Otoplastia” em Realidade Aumentada será lançado oficialmente no 17° Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, que acontece de 16 a 18 de agosto, em Brasília – DF.

 

SERVIÇO

“Otoplastia” em Realidade Aumentada

Autor: Caio Soares

Tecnologia do projeto: Motion Designer, Mauro Castro
Contato@maurocastro.com

IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia

www.hospitalipo.com

Avenida República Argentina, 2069 – Curitiba – Paraná