Ipo Informa

Príncipe visita Hospital IPO

Comunicação IPO

Membro da família real avalia que a saúde ideal no Brasil seria descentralizada e que cada estado determinasse suas necessidades

O príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança visitou na última quinta-feira (19) o Hospital IPO, em Curitiba. Ele veio até a capital paranaense para lançar seu livro "Por que o Brasil é um país atrasado" e aproveitou para conhecer as instalações do hospital e fazer uma palestra sobre o cenário econômico e político atual, para colaboradores do IPO e convidados especiais.

A diretora administrativa do IPO, Everlise Chandoha, explica que o hospital tem a cultura de disseminar o conhecimento. “Entendemos que o saber precisa ser compartilhado e dividido com todos. É por esse motivo que abrimos este espaço democrático e queremos sempre estar abertos ao diálogo”.

Em sua palestra, o príncipe Luiz Philippe também falou sobre a saúde no Brasil e, segundo sua ótica, há vários modelos viáveis para a saúde pública, que foram colocados em prática em diversas partes do mundo, todos com nuances diferentes, porém nenhum deles atende 100% a população. “O ideal seria que tivéssemos não um só modelo promovido pela união, que fosse descentralizado e que cada estado determinasse o seu melhor modelo, o que fosse melhor e mais adequado para si”, sugere.

Já para David Castro Stacciarinni, advogado especialista em saúde, que organizou a visita no IPO, é preciso repensar a postura que o hospital tem perante a sociedade. “O IPO já se mostrou como referência técnica e de atendimento, agora quer se afirmar como um meio de diálogo em relação aos problemas da sociedade, sejam econômicos ou políticos, mas que interferem diretamente na saúde”.