Ipo Informa

IPO apoia mostra cientifica estudantil

Comunicação IPO

IPO apoia “10ª Mostra de soluções para uma vida melhor”

O Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia apoiou, no último sábado (30), a “10ª Mostra de soluções para uma vida melhor”, realizada no Colégio Positivo Internacional. O evento, que vai de encontro aos princípios e diretrizes do hospital, é uma feira que adota uma postura científico exploratória e investigativa, norteada por metodologias internacionais de pesquisa.

Participaram da mostra cerca de 360 projetos, de temas variados, dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio de instituições de ensino de Curitiba e Região, além de um colégio de Santa Catarina e do Maranhão. Desde 2007, a mostra é filiada à feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Cebrace), maior evento do gênero no País para estudantes não universitários, realizada anualmente pela USP.

De acordo com a coordenadora da mostra, Irinéia Inês Scota, um dos principais objetivos é, com este momento pedagógico oferecido para toda a comunidade, formar pesquisadores e gerar um momento de discussão de ideias. “É preciso romper o espaço de sala de aula e trazer as ideias para a vida real, para que os alunos possam fazer papéis de protagonistas e se tornar pesquisadores, que é uma necessidade atual do nosso país e uma prioridade da nossa educação”, avalia.

Cartaz Amostra

Para o diretor do Colégio Positivo Ambiental, José Vilson Cardoso, é extremamente importante despertar e descobrir novos talentos na escola, e ele tem percebido um processo gradativo de evolução no decorrer dos anos da mostra. “Temos muitos alunos com grandes vocações e esta é uma grande oportunidade que eles têm de colocar os conhecimentos que estão incubados para que possamos qualificar, escolher alguns dos melhores trabalhos e apresentar na Cebrace”, comemora.

Já o pesquisador e pai de alunos Davi Sala, acredita que a escola é um local para fomentar a pesquisa e novas ideias. “Esta mostra é importante para educar as novas gerações que vão crescer dentro deste contexto de que tudo pode ser melhorado no nosso cotidiano. E nossa função, a dos pais, é dar o incentivo que os filhos/alunos precisam”, finaliza