Ipo e Você

Bem-estar: três passos para se observar e colocar em prática

Dra. Michelle Okano Anzanello

Como é que você se sentiu ao acordar hoje? Se, de imediato vieram à sua mente respostas como “um pouco cansado”, “desmotivado”, “sem vontade de tirar o pijama e colocar uma roupa que vai me apertar” ou ainda precisou deitar na cama para fechar a calça jeans ou o uniforme... ativou a função "soneca" do celular ou até saiu de casa mau humorado... Atenção, este artigo é pra você! Estar bem e se sentir bem, são dois fatores que poderiam e deveriam predominar a realidade de muitas pessoas. Pela convivência que tenho com muitos pacientes e familiares, não são raras as vezes que tenho percebido que estes conceitos estão muito mais ligados à parte estética e forma física - em um primeiro momento - do que à própria saúde. Só que a situação muda, quando estas pessoas vêm ao consultório. Onde a preocupação meramente física é transformada em uma agradável rotina voltada ao bom desenvolvimento da saúde de cada pessoa. Por isso, a primeira consulta é fundamental para que possamos fazer uma excelente anamnese e personalizar os tratamentos de acordo com os objetivos esperados de cada paciente. Para isso, é necessário realizar exames, fazer as mudanças necessárias tanto no quesito alimentar quanto a orientação sobre frequência e intensidade dos exercícios. Importante ressaltar que a atuação com uma equipe multidisciplinar, auxilia nos resultados de forma mais objetiva e precisa, competindo assim, ao educador físico elaborar uma planilha de treinos e à nutricionista um cardápio específico para suprir os déficits nutricionais.

Bem-estar em prática

O bem-estar está associado inicialmente à aceitação, uma paz interior, se olhar no espelho e gostar da imagem que se vê. Parece simples de se colocar em prática, mas acredite, esta realidade ainda é distante para muitas pessoas. Segundo pesquisa realizada em mais de 30 países sobre qualidade de vida, o Brasil foi o único local em que a população entrevistada se preocupa mais com o risco de faltar dinheiro na terceira idade do que com o de perder a memória, sentir dores, perder a independência, a audição e a visão. No entanto, por outro lado, só o que mais preocupa o brasileiro antes do dinheiro é a perda de mobilidade. Só que uma situação leva à outra. Satisfação e felicidade predominam e caminham juntas quando o assunto é bem-estar. Por isso, adquirir hábitos saudáveis e uma mente mais equilibrada devem entrar em prática, em todas as faixas etárias e o custo x benefício é maior do que se imagina. Veja três situações simples para colocar em prática para viver mais e cada vez melhor:

Passo 1 - A saúde do seu intestino Este órgão responde por toda a liberação dos principais hormônios, principalmente a serotonina. Vale a pena procurar um especialista e prestar atenção em como seu intestino tem se comportado. E, ao contrário do que muita gente imagina, há uma conexão incrível entre cérebro e intestino. Ele, tem neurônios e aloja trilhões de bactérias que estão envolvidas em processos cruciais ao organismo. Os neurônios, por sua vez, chamam a atenção também por 90% da produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Em conjunto a isso, as bactérias auxiliam a digerir alimentos e nos proteger de infecções.

Passo 2 - Seu corpo tem memória Se você sempre teve um corpo ativo, que praticou atividade física por um bom período da sua vida, ele reconhece isso quando atinge a vida adulta ou a melhor idade. Ou seja, a recuperação de um eventual problema de saúde, seja por um uma grave enfermidade, pós-operatório ou um acidente, no qual o paciente necessita de cuidados intensivos e permanece por um longo período acamado, com comprometimento dos sistemas motor e respiratório – o que teve uma vida mais ativa, tem maior chance de sucesso na recuperação.

Passo 3 - Faça acompanhamento médico preventivo Os profissionais da área de saúde têm por função orientar de acordo com que você e necessita e, ao mesmo tempo, interagir com o paciente para adequar o seu orçamento pessoal aos novos hábitos saudáveis. Mudar hábitos de vida custa muito mais barato e é muito mais eficaz. Pense nisso!

Foi dada a largada
E estes três passos vão além: eu, como médica, mãe de dois filhos – Sayuri e Enzo, esposa e maratonista, compartilho minha história com vocês: O desafio era concluir uma maratona internacional, a primeira da minha vida. A dedicação aos treinos tinha como objetivo, estar preparada para correr durante 4 horas no frio da holanda. Levei roupas térmicas, é claro! Quando chego ao local da prova, um calor atípico para a época tomou conta daquele local. Foi dada a largada! Era por volta das 10h da manhã com um calor de 27 graus, sob um sol de rachar que dávamos os primeiros passos. Duas horas se passaram e o sol na nuca e na face já marcavam presença. Porém, sentia-me preparada: passei os primeiros 21 quilômetros abaixo do tempo esperado e pensei “vou terminar essa prova tranquilamente”!

Para a minha surpresa, ao chegar no quilômetro 26, comecei a chorar ao ver outros maratonistas serem surpreendidos pela desidratação, câimbras, fadiga e serem levados em cadeiras de rodas e ambulâncias. Aquele som ecoava em minha cabeça e o desgaste psicológico foi inevitável.

Segui os próximos 4 quilômetros me ‘arrastando’, quando no quilômetro 30 apareceu um anjo (será que eu já estava com alucinação?, pensei) que percorreu 100 metros ao meu lado, batendo palmas ensurdecedoras e gritando "a dor é temporária, mas a linha de chegada é para sempre!"

E assim, percorri os últimos 12km e 195m que restavam para terminar a maratona. Desde então, adotei esta frase para minha vida! Pense nisso! Quando atingimos nossos objetivos, cruzamos a linha de chegada, a dor fica pra trás e só fica o bem-estar, neste caso, a conquista!


IPO Cast