Ipo Informa

Rinoplastia além da estética: quais são as indicações para operar o nariz

V3 Assessoria de Imprensa

Em 2022, procedimento liderou, pela primeira vez, ranking da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) Ter o nariz “perfeito” é um dos motivos que levam pacientes a buscar atendimento médico para realizar a rinoplastia, procedimento cirúrgico que remodela a estrutura nasal, tanto a parte óssea quanto a cartilaginosa. Mas segundo um estudo publicado na revista científica Plastic Reconstructive Surgery, que avaliou os efeitos do procedimento na função olfatória pós-operatória, os pacientes que realizaram cirurgias nasais apresentaram melhorias significativas no olfato, fluxo de ar nasal e qualidade de vida.

Otorrinolaringologista do Hospital IPO, referência em ouvido, nariz e garganta, Gislaine Patricia Coelho comenta que a rinoplastia é feita com o objetivo de melhorar a estrutura nasal. Para além da questão estética, portanto, a cirurgia pode ser indicada para casos em que o paciente apresenta má-formação congênita, pós-trauma nasal e obstrução nasal por insuficiência de válvula nasal, entre outras condições.

Gislaine ressalta que ainda que a rinoplastia seja o procedimento mais conhecido popularmente quando o assunto são cirurgias do nariz, pacientes também podem realizar a septoplastia, indicada para pessoas com desvio de septo. Apesar de serem cirurgias diferentes, podem ser realizadas de forma conjunta a depender do caso. A operação se chama septorrinoplastia.

“Um paciente que apresenta queixas estéticas e também possui desvio de septo pode realizar uma septorrinoplastia e corrigir os dois problemas. Mas se a pessoa não deseja modificar a aparência do nariz e também não possui nenhuma alteração estrutural nasal que traga dificuldade para a respiração, não há a necessidade de se submeter a uma rinoplastia, apenas à septoplastia”, explica a médica otorrinolaringologista.

A especialista pontua que, após passar pela septoplastia, é importante que o paciente fique atento aos sinais relacionados à qualidade respiratória. Caso não haja melhora mesmo após o procedimento, pode ser necessário realizar uma rinoplastia.

“Recomendamos que os pacientes que já fizeram a cirurgia de desvio septal mas ainda mantêm obstrução nasal procurem um médico para serem reavaliados, para que seja feita uma análise da estrutura nasal como um todo. É possível que haja algo na estrutura que possa ser mudado com cirurgia estética e vá ser muito significativo para melhorar a respiração”, destaca Gislaine.

Outro critério que deve ser levado em conta para considerar uma cirurgia no nariz é a dificuldade para respirar mesmo em situações de normalidade – sem ser após a realização de exercícios físicos, por exemplo – e até a presença do ronco durante o sono.

Fonte: https://portalrbn.com.br/rinoplastia-alem-da-estetica-quais-sao-as-indicacoes-para-operar-o-nariz/