Ipo Informa

Dormindo com o inimigo: o ácaro é um mal silencioso que come sua pele

Além da quantidade dos microrganismos aumentar durante o inverno, ele também é responsável por desencadear grande parte das alergias comuns à estação

Comunicação Hospital IPO

Já imaginou dividir sua cama com mais de 1,5 milhão de predadores, todas as noites? Infelizmente, essa é uma realidade comum e ninguém está imune a ela: por conta da temperatura e umidade; sofás; cobertores; tapetes; filtros de ar condicionado; pêlos de animais; e, além da própria cama, todos ambientes perfeitos para a proliferação dos ácaros.

“As fezes do ácaro também podem provocar alergias, principalmente rinite e asma. Por isso, quanto mais ácaros estiverem no ambiente, maior é a probabilidade de que a pessoa alérgica apresente os sintomas”, explica Paulo Mendes Júnior, otorrinolaringologista do Hospital IPO. Por estarem presentes em grandes quantidades e termos contato diário, é comum que partes do ácaro sejam absorvidas por meio das vias respiratórias. Uma vez que estejam dentro do nariz e entrem em contato com células do nosso corpo, podem causar irritações, coceiras e, por fim, uma crise alérgica.

E se engana quem pensa que apenas uma boa limpeza pode impedir a presença desses microrganismos tão indesejados. Fundamental, ela pode diminuir o aparecimento dos ácaros, mas não eliminar completamente. Por isso, o uso de travesseiros e colchões deve ser feito por um período máximo de três e sete anos, respectivamente.

“Estima-se que, depois de dois anos, 10% do peso total do colchão seja de ácaros. E o mesmo acontece com os travesseiros: no mesmo tempo de uso, um terço do peso total é de microrganismos. Isso apenas reafirma que, ainda que não sejam visíveis, eles estão ali e em uma quantidade muito maior do que imaginamos”, afirma o otorrinolaringologista.

Ainda assim, o especialista ressalta a importância de uma higienização regular, sobretudo para pessoas predispostas a terem uma reação ao ácaro. Entre as recomendações, deve ser feita, regularmente, a troca de roupas de cama assim como pijamas e capas para almofadas. Para aqueles que possuam problemas respiratórios, travesseiros de pena ou cobertores com pluma podem agravar ainda mais o quadro.

“Vale lembrar também que, muitas vezes, crises de alergia ou dermatite – doenças relacionadas ao ácaro – são iniciadas pelo acúmulo de poeira em roupas que ficam no armário durante todo o verão, por exemplo. Por isso, retirá-las e deixar no sol antes de usá-las também é muito importante, uma vez que o calor impede que os ácaros se reproduzam”, conclui.

Para casos em que as pessoas já estejam com crises ou que as alergias possam desencadear outras doenças como a asma, recomenda-se a procura de ajuda médica, e que não seja realizada automedicação. Há exames que ajudam a confirmar se a pessoa é alérgica ou nao a ácaro.

Para ter certeza que o ácaro pode ser o causador das suas crises alérgicas (rinite e asma), existe um exame, chamado prick test ou teste cutâneo, que é realizado em ambiente de consultório. Ele é feito na pele do antebraço, e em 30 minutos, já sai o resultado e, assim, pode-se descobrir se é realmente este microorganismo o potencial provocador dos sintomas de coriza, obstruçao nasal, espirros e tosse.

Ao realizar este exame, e saber a intensidade que ele gera como reaçao alérgica, pode ser indicado um tratamento moderno e especifico para controla das alérgicas que é uma imunoterapia especifica para ácaros ou mais conhecida como vacina para rinite. “A vacina muito indicada, nesses casos, após a confirmação do diagnóstico de alergia”, considera Mendes Junior.

Dr. Paulo Mendes Jr, comenta que a vacina de rinite para ácaros é uma grande opçao de tratamento para controlar as crises de rinite por ácaros, ainda mais lembrando que estes componentes estao diariamente em contato com a gente, principalmente aonde nos mais vivemos que é o quarto e assim, esta imunoterapia pode ser eficaz enquanto tiver realizando o seu tratamento como também tem uma potencial melhora por até 10 anos de seu tratamento ter sito finalizado.


Sobre o Hospital IPO O Hospital IPO é especializado no tratamento de ouvido, nariz e garganta, e conta com uma equipe multidisciplinar de áreas relacionadas à otorrinolaringologia. Atualmente possui o único pronto-atendimento 24 horas da especialidade no sul do país, mais de seis centros de tratamento, estrutura educacional voltada para a otorrinolaringologia, mais de 150 médicos atendendo em 20 especialidades e mais de 30 unidades de atendimento no Paraná e Santa Catarina. O grupo surgiu com união de um grupo de professores de medicina da Universidade Federal do Paraná, em outubro de 1992, para a criação de um centro especializado em otorrinolaringologia, ofertando consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Em junho de 2000 inaugurou seu hospital, um edifício de 11 mil metros quadrados, dispostos em 10 andares, localizado em Curitiba, no bairro Água Verde. www.hospitalipo.com