Ipo Informa

Curso de Rinoplastia Aberta reúne centenas de médicos em Curitiba

O evento contou com a presença de dois expoentes internacionais neste tipo de cirurgia no nariz: Dr. Dean Toriumi e Dra. Roxana Cobo.

Comunicação Hospital IPO

Focada na área central do rosto, a rinoplastia é um procedimento delicado e que, ano a ano, ganha uma apuração técnica com o avanço dos estudos e tecnologias. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estítica, atualmente o Brasil lidera o ranking mundial das cirurgias no nariz.

Entre as diferentes técnicas, a rinoplastia aberta, que pelo tipo de acesso permite melhor exposição das estruturas nasais com correções simétricas durante a cirurgia e maior previsibilidade de resultado. O Hospital IPO realizou, entre 9 e 11 de maio, o 1º Curso Internacional de Rinoplastia Aberta, em Curitiba. O congresso contou com a participação de dois dos mais renomados cirurgiões no assunto em nível internacional: Dr. Dean Toriumi e Dra. Roxana Cobo, ambos especialistas no procedimento.

“Rinoplastia é apenas uma forma de realizar um procedimento dentro de um nariz”, reflete Toriumi. “Na minha opinião, o mais importante é o que você faz na estrutura, uma vez que expõe a cartilagem e o osso e de que forma isso afetará o rosto e o nariz, consequentemente. Caso realizada da forma equivocada, as pessoas podem ter dificuldade para respirar por anomalias ou, em casos mais graves, os tecidos ficam enfraquecidos ou não se recuperam adequadamente. Isso é evitável, se feito de forma correta”.

Para o Doutor Cezar Berger, coordenador do evento e otorrinolaringologista do Hospital IPO, o Curso foi uma oportunidade de mostrar que o acesso aberto na rinoplastia é uma opção. “É um método que possibilita a realização de manobras diferentes, em virtude da visualização direta que você tem das estruturas nasais”, destacou.

Já para Marcos Mocellin, também um dos coordenadores, a reunião de grandes profissionais fez jus a qualquer outro evento internacional. “Trouxemos dois dos melhores do mundo na sua área e profissionais em nível nacional que foram acima da média, tanto em qualidade como em público”, avaliou.

Para a Dra. Roxana, o Curso foi uma reunião inédita no estado: 300 cirurgiões especializados e interessados em debater um tema específico. “Isso apenas demonstra o grande interesse que há sobre isso no Brasil. Foi um privilégio pode estar aqui”, disse.

Ao contrário da fechada, na rinoplastia aberta o profissional realiza pequena incisão na columela – região localizada entre as narinas – para haver possibilidade de erguer a pele do nariz. Com uma visibilidade melhor, é possível modificar o formato, tamanho, simetria ou realizar a correção de determinado defeito com maior propriedade que em relação à rinoplastia fechada.

Dividido em cinco módulos – o primeiro em relação à avaliação do candidato à rinoplastia, o segundo e terceiro voltados à ponta do nariz e o quarto e o quinto sobre o dorso – o curso abordou questões básicas e avançadas em palestras teórico-práticas, com vídeos demonstrativos de cirurgias.

Confira as fotos em nossas redes sociais www.facebook.com/nep.orl/